Os dálmatas devem apresentar pêlos curtos, duros, lisos e brilhantes. Não basta o animal possuir pintas, elas necessitam ser perfeitas para destacar a elegância do cão. Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI), as pintas devem possuir formato arredondado, bem definidas, de coloração preto ou fígado (marrom escuro vulgarmente conhecida como chocolate), sobre branco puro, sendo que devem ser menores nas extremidades (cabeça, membros e cauda). Os chamados cachos de uva (aglomerados de pintas) e os 'patchs' são indesejáveis
Os cães de pelagem preta podem ser homozigotos (BB) ou heterozigotos (Bb). Os cães de pelagem fígados são recessivos e homozigotos (bb). Deste modo um filhote figado pode ser filho de outro figado com preto ou mesmo de dois cães pretos heterozigotos.
Entretanto em meu estudo sobre a raça pude observar outros cores (todas recessivas), que apesar de não serem passíveis de registro e serem raras, podem ser ocasionalmente observadas.
- Pelagem tricolor 
O dálmata tricolor apresenta pintas de cores fígado e preta ou laranja e preta misturadas.
- Pelagem azul
São animais com pelagem branca com pintas cinzas ("azuis"). Em geral as manchas destes animais tem tamanhos pequenos e são disformes.
Pelagem Tigrada ("brindle")
São dálmatas que apresentam tons de preto sobre a cor marrom nas pintas. A genética destes cães ainda não é bem compreendida.
- Pelagem laranja
São cães com pelagem branca e pintas num tom de laranja ou acastanhado. Aparentemente advem de uma diluição da cor fígado.
- Pelagem limão 
Os dalmatas de pelagem limão apresentam pintas de cor amarelo-claro ou amarelo-mel. Também são oriundas da presença de um gene diluuidor. São cães de genética recessiva e mais propensos a doenças genéticas. Os olhos podem ser claros e até azuis. Problemas de surdez estão presentes com muita frequência.
Pelagem Longa 

Algumas dalmatas apresentam um gene adicional que ocasiona pelagem longa. É um gene recessivo logo dois cães de pelagem normal podem vir a gerar um filhote de pelo longo em um ninhada onde a maioria dos filhotes apresente pelagem normal (curta). Apesar de serem puros estes cães não devem serr reproduzidos pois o padrão da raça não permite este tipo de pelagem.
domingo, 10 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário